imagens

Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Objetivos do Exercício 01 – O que posso comprar com:


Não listei os objetivos do Exercício 01 para que os leitores descobrissem na prática o aprendizado nele embutido.

A primeira vista, o exercício dá a entender que o propósito principal é pesquisar preços. No entanto, há outros objetivos, que só quem fez o exercício os identificarão.
Então vamos listá-los:

  • Objetivo 01
Conhecer pessoalmente o mercado de seu bairro, rua ou ao redor das quadras mais próximas de sua casa ou ainda, o mercado do centro comercial mais próximo do local onde reside. Isto significa conhecer, ver e entrar no maior número de lojas de comércio de produtos e/ou serviços; manusear, perguntar, argumentar sobre o que oferecem; verificar qualidade e variedade destes produtos ou serviços disponíveis que estão próximo do local onde reside;

  • Objetivo 02
Conhecer os valores de produtos e serviços variados e/ou similares em diferentes lojas e em comércio concorrentes;

  • Objetivo 03
Conhecer o valor da moeda, através de comparação de produtos/serviços relacionados ou produtos com finalidades diferentes ou diversas.
Nesta comparação, identificam-se padrões de ganho sobre um determinado produto/serviço e determina-se padrão sobre decisão de compras. Identificam-se também opções por similaridades e qualidades. Descobre-se o conceito da relação custo/benefício de um produto/serviço, comparando-se também qualidade no atendimento e outras relações com o cliente.

  • Objetivo 04
Conhecer o valor de cada fração/múltiplo da moeda, identificando o máximo de produtos ou quais itens estão disponíveis para aquisição naquela faixa da fração/múltiplo da moeda.

  • Objetivo 05
Criar senso crítico e de valor com o montante da moeda que representa a renda pessoal e/ou familiar, através da comparação de preços, dos itens que se pode adquirir (qualidade e disponibilidade) e do esforço pessoal para obter a renda;

  • Objetivo 06
Aprender a trabalhar com números associados ao valor da moeda, suas frações e múltiplos; associar o valor da moeda aos produtos e à renda pessoal/familiar.

Além destes objetivos, há outras considerações sob o ponto de vista econômico e da moeda que se pode fazer. É o que veremos na próxima postagem.