Empreendimentos e Negócios são para Crianças?


Algumas das crianças empreendedoras pelo mundo tornaram-se notícia pelo êxito em negócios que elas mesmo criaram.


Vejamos que lições podemos aprender, analisando as histórias de:

 
Fonte: BBC


Fonte: BBC

 

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                                                                       e Ilwad Elman

Fonte: BBC





1.      Observação.


Todos eles criaram algo a partir da observação cuidadosa das coisas ao redor. Não apenas um olhar solto, mas olhar analítico e curioso:

·         Leanna Archer observou que muitas pessoas queriam usar os mesmos produtos que usava em seu cabelo, baseado em receitas da bisavó.

·         Anshul Samar observou que o aprendizado de Química era chato para a maioria e dificultava a assimilação dos conceitos.

·         Ludwick Marishane observou o quanto era inadequado e até mesmo humilhante o ato de tomar banho balde. Observou a escassez de água implícito neste processo.



2.      Identificando e Satisfazendo Necessidades.


·         Leanna Archer identificou que as amigas queriam muito usar seu produtos e tratou de atendê-las.

·       Anshul Samar identificou a necessidade de melhorar e facilitar o aprendizado em química e tratou de criar algo para atender essa necessidade.

·         Ludwick Marishane identificou a necessidade das pessoas que tomam banho de balde, o que não é prático e nem higieniza eficazmente, e tratou de criar algo para atender a necessidade de higienização rápida e eficaz.

·    Ilwad Elman pensou nas necessidades das mulheres em sal cidade ao criar o Sister Somália.



3.      Identificando e Criando Mercado.


Todos os citados sabiam ao observar e identificar as necessidades, que ao criarem soluções, que haveria muitos compradores para sua ideia.

·         Leanna Archer “conhecia muita gente” que queria comprar seu produto.

·         Anshul Samar tinha alunos querendo aprender de modo mais fácil conceitos de química.

·         Ludwick Marishane sabia que mais da metade do mundo toma banho de balde.

·         Ilwad Elman sabia que havia muitas mulheres empreendedoras precisando de aconselhamento, instrução e apoio.



4.      Validando o negócio ou produto.


Na reportagem, vemos claramente este princípio quando Leanna Archer distribui amostras grátis para suas amigas experimentarem. Se gostassem então poderiam comprar e identificou quanto elas estavam disposta a pagar por seu produto.

O mesmo princípio de validação deve ter sido aplicado pelos outros dois.



5.      Habilidade, Conhecimento e Pesquisa


Observa-se que todos os três criaram algo dentro do universo de seus conhecimentos, vivencia e ambiente.

·         Leanna Archer vivenciou lidar com pastas, cremes e ervas com sua avó.

·         Anshul Samar não só conhecia bem química como gostava muito desta ciência.

·         Ludwick Marishane também tinha conhecimentos para desenvolver o Gel.

·         Ilwad Elman sabia como e o que aconselhar, além de contar com a experiência de sua mãe.

Nas entrelinhas, há as pesquisas e consultas que certamente fizeram para chegarem ao produto final.


6.      Adversidades e Crises. 


Ilwad Elman - empreendedora social é o exemplo de empreender em um ambiente altamente adverso e para um público marginalizado em seu país. Todos eles vivem em ambientes sociais adversos e usaram os recursos de que dispunham. No entanto, estas adversidades não se tornaram desculpas para não realizarem o que se dispuseram a fazer. Ilwad Elman disse: "Há vida além das balas... as pessoas são muito empreendedoras, são muito motivadas e há oportunidade para mudança".


7.      Dinheiro é a consequência e não o primeiro objetivo.


Nenhum deles pensaram em criar um negócio para ganhar dinheiro.O primeiro objetivo e motivação para criarem seus produtos foi atender uma necessidade observada e validada. O dinheiro e o êxito vieram como consequência.


8.      Fazendo do Negócio uma Diversão.


Anshul Samar disse: "O estudo é minha primeira prioridade e sempre foi. Coisas como o 'Elementeo' são apenas diversão e o aprendizado tende a se equilibrar (com todo o resto)", disse.

Normalmente as pessoas querem criar um negócio para ganharem dinheiro. Ficam procurando aqui e ali formas fáceis e rápidas para esse fim. Esta é a fórmula perfeita para se perder dinheiro e tempo ao empreender.


Se há um conceito chave nestes exemplos, para mim é esse:


Divirta-se enquanto trabalha e, de quebra, ganhe dinheiro com isso!

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