Calendário de Eliminação de Dívidas



Quando uma pessoa está endividada sua prioridade deveria ser eliminar suas pedencias passo a passo até se ver livre delas.


Uma forma de fazer isso e colocá-las em
uma tabela simples como neste exemplo:





1. Lojas X Eletrodomésticos
    Valor total da dívida  :  $ 400,00
    Parcelas negociadas  :  8
    Valor das parcelas    :  $ 52,65
    Valor final negociado:  $ 421,20
    Mês inicial                : setembro/2011
    Mê final                    : maio/2012

2 . Empréstimo devido ao sogro:
     Valor total da dívidas : $ 1.000,00
     Parcelas negociadas   : 10
     Valor das parcelas     : $ 100,00
     Mês inicial                 : mês/ano
     Mês final                   : mês/ano


Note que no Calendário de Eliminação de Dívidas são colacados apenas os compromissos que estão em atraso;aqueles em que já incidiram juros, no caso das dívidas formais. Também anota-se os empréstimos contraídos com familiares e amigos e qualquer outra pendencia financeira que se deixou de pagar na data prevista.

Todos os outros compromissos devem ser listados em planilha de contas a pagar,por que já estão previstas no orçamento. Dívidas são eventos que extrapolam o orçamento. Por essa razão é que se deve prever formas de cobrir estas despesas com renda extra. Eu disse renda extra e não empréstimos extras.

Uma vez negociada cada uma delas, a visualização do calendário de eliminação de dívidas, fará com que a pessoa endividada  tenha foco em seus compromissos, com regularidade e disciplina. Também fará com que visualize mês a mês o fim de cada uma de suas pendências.
Além do que, incentivará a reposição do valor devido em seu orçamento.Algo como cobrir despesas. Se saiu por exemplo, $ 100,00 a pessoa poderá fazer algo extra para repor esse valor ou cobrir essa despesa sem que saia de sua renda original.


Pode planejar fazer horas extras no serviço com o objetivos de cobrir estas dívidas ou fazer trabalhos extras além de sua profissão.O objetivo é ter foco nos valores mensais de cada uma das pendências.
Se houverem muitas, deverá priorizar as que estão ao alcance de sua renda atual. Uma vez eliminadas as que priorizou, então iniciará o pagamento das demais até que consiga eliminar todas.

Uma forma de começar é negociar valores das parcelas com todos os credores.
Se você por exemplo deve um montante de $ 800,00 entre três credores, poderá negociar parcelas adequadas com cada um para que comecem a receber o valor devido.

Exemplo:
  • Credor 1:  Valor devido = $ 400,00 - Parcelas negociadas : 5 x $ 80,00
  • Credor 2:  Valor devido = $ 250,00 - Parcelas negociadas : 8 x $ 31,25
  • Credor 3:  Valor devido = $ 150,00 - Parcelas negociadas : 4 x $ 37,50
  • Total a ser pago no mês aos credores : $ 148,75 
Ora, o exemplo acima se refere a dívidas informais. Mas serve para ilustrar que você pode ter o controle de quanto poderá pagar a cada credor, dentro de suas possibilidades. Lembre-se que, quando há intenção de pagamento, o credor deve fazer propostas adequadas para que você possa saldar a dívida.
Há instituições onde é possivel fazer a mediação entre credores e devedores, propondo um negociação justa para ambos.

Uma outra questão sobre as dívidas é o controle com os demais gastos. Pessoas endividadas estão em estado de recessão. Precisam trabalhar e poupar.Não podem se dar ao luxo de sair gastando além daquilo que seja essencial. Somente após saldar pelo menos a maior parte das dívidas é que seria apropriado reposição de equipamentos ou adquirir produtos adicionais. O bom senso é a medida.



Exemplo de planilha de Calendário de Eliminação de Dívidas. (Modelo integrante do Livro Salário & Prosperidade)


*Obs.: Planilha simplificada. Personalize de acordo com suas preferencias.

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos entenderão!

Controle de Estoque - Alimentos