Principais Problemas Econômicos Mundiais(1)



Alfred Nobel
Contas, cálculos, fórmulas, gráficos, planilhas, estatísticas e números sem fim são as ferramentas que economistas premiados usam para definir a economia mundial, em toda a nossa era contemporânea para fazer previsões, antecipar riscos, sair de crises, aumentar lucros, eliminar a pobreza dentre outros aspectos macro ou microeconômicos.

Mas ainda que estudem décadas para chegar
a algum resultado, as respostas servem apenas para um momento até que novos estudos e resultados apareçam. Assim é a ciência.

Mas de fato, as respostas aos problemas econômicos estariam mesmo na quantidade de dinheiro? Na abundancia de dinheiro?

É sabido que a concentração da riqueza do planeta está na mão de somente 1% da população mundial.

E se diluíssemos isso para uma concentração de 15 por cento das riquezas? Isso deixaria 85 por cento para o restante. Haveria mais fluxos de dinheiro? Isso tornaria as pessoas pobres em ricas de fato? A pobreza mundial acabaria? Em quanto tempo?

Um experimento pode ser feito antes que esse milagre de distribuição de renda aconteça:

Se você tem muito dinheiro para investir, escolha uma família que você não conheça, de uma comunidade urbana bem pobre e dê dinheiro a eles, por exemplo, $ 2.500,00 todos os meses, desta maneira:

  • Diga que eles vão receber este dinheiro todos os meses durante um ano. Ao final deste ano, não vão receber mais nada.
  • Só apareça no local uma vez pode mês para dar o dinheiro. E não faça mais nada além de dar este dinheiro. Diga que é uma ação social de sua empresa ou mesmo ação social particular.
  • Não dê qualquer orientação e nem faça qualquer cobrança e nem apareça no local a não ser no dia de levar o dinheiro. Observe mês a mês o que acontece.
  • Se eles trabalham vão ter um adicional de $ 2.500,00 na renda. Se não, servirá de base para conseguirem a mínima estrutura para obterem algo mais.
  • Se alguém fizer esta experiência, meu desejo é que a família escolhida melhore sua condição de fato ao final de um ano.
Por essa razão é que números só servem de parâmetros contábeis, de medição.
A conta é simples: se sair mais dinheiro do que entrar, haverá escassez.
Os números mostram se há mais ou menos ou se há equilíbrio.Os números* mostram resultados e sugerem ações e não soluções.

Por essa razão é que os economistas e os matemáticos não encontram as repostas definitivas. Por que as respostas não estão nos números e sim no caráter, no comportamento, nas atitudes mais simples.

Por isso considero três características comportamentais que geram os principais problemas econômicos mundiais: A Ociosidade, A Ganância e O Desperdício que abordaremos em próximas postagens.
*(Neste blog raramente eu trato de números. Há excelentes blogs e sites especializados em cálculos , planilhas e demais assuntos relacionados)

[1] [2] [3] [4] [5]

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos entenderão!

Controle de Estoque - Alimentos