Você sabe o que é Alimento Transgênico?





Conforme descrição do Dicionário Ambiental denomina-se Transgênico...

"...todo organismo que, através de técnicas de engenharia genética, contém materiais genéticos de outros organismos. A transgenia, a geração de transgênicos, visa criar organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original: por meio da manipulação genética, combinam-se características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza, podendo ser combinados, por exemplo, os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais".

Esta técnica tem sido aplicada aos alimentos.
No entanto, muito pouco ou nada a população sabe a respeito.
Por essa, faz-se necessário que nos inteiremos sobre o assunto, por que afinal, é a nossa saúde que está em risco e de nossos descendentes.

Leia as matérias a seguir para saber mais sobre o tema:

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saiba o que são os alimentos transgênicos e quais os seus riscos 

CONCEITO: são alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, é inserido no organismos genes proveniente de outro. Esse procedimento pode ser feito até mesmo entre organismos de espécies diferentes (inserção de um gene de um vírus em uma planta, por exemplo) . O procedimento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos.

RISCOS PARA A AGRICULTURA: as espécies transgênicas são protegidas por patentes, o que significa que o agricultor que decidir utilizá-las (se autorizadas no Brasil), terá de pagar royalties para a empresa detentora da tecnologia. A consequência mais imediata será o aumento da dependência do agricultor das empresas transnacionais do setor. Isto por que,...

Leia mais em: 
IDEC
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como nasce um transgênico

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Outra tema em pauta sobre os alimentos transgênicos, é a lei brasileira que desobriga a rotulação de transgênico nas embalagens.

Veja a matéria:


Do Blog Carol Daemon

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Porque a alteração da rotulagem transgênica fere o direito à informação, a Lei de Biossegurança e só interessa ao agronegócio, veja a opinião do IDEC, OAB, Greenpeace e pelo menos uma dezena de juristas publicado.

Rotulagem deixa de ser obrigatória mesmo para produtos alimentares à base de matéria-prima 100% transgênica; Congresso Nacional priva o consumidor de seu direito básico A Câmara dos Deputados aprovou ontem o Projeto de Lei (PL) 4148/08, de autoria do Dep. Luis Carlos Heinze (PP-RS), que altera a legislação de rotulagem para transgênicos, existente desde 2003. Com a nova lei, apenas produtos que apresentem mais de 1% de transgênicos em sua composição final precisam...

 Leia mais em: Carol Daemon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos entenderão!

Controle de Estoque - Alimentos