Lojas dão Presentes de Natal!


Falar do 13º Salário e de compras de fim de ano se tornou lugar comum nesta época, já é de conhecimento coletivo que o 13º vai para o ralo das despesas muito mais de que para investimentos.

Natal, nesta época não significa outra coisa senão gastar e fazer compras. E se não o fizer a cobrança é maior do que a dívida em espécie que elas representam.

Tente não comprar presentes para suas crianças. Tente não sair para passear num shopping. Tente não fazer aquela lista de presentes para toda a família. (A questão
proposta aqui não são as compras em si mesmo, mas a forma como são feitas e os motivos pelas quais são feitas).

Nesta época todos querem seu 13º. Menos você. Sim, isso mesmo, menos você!
Por quê? Ora, por quê! Por que você não o usa para benefício próprio. Praticamente antes mesmo de recebê-lo já está empenhado para pagar dividas passadas e para satisfazer necessidades para não ficar em dívida emocional que a época exige - melhor dizendo - que o senso coletivo vigente impõe, o qual é fazer compras de Natal.

Veja como todos querem seu 13º e você nem se dá conta disso. Torna-se normal que assim seja e lá vamos nós seduzidos pelos presentes que as lojas nos oferecem.

As Lojas Riachuelo, por exemplo, veicula anuncio nesta semana (10 a 16/12) prometendo um presente de Natal para seus clientes. Um “presentão”.

O presente é, se você gastar acima de R$ 120,00 em compras, ganha o direito de optar em pagar em até 10 vezes e de bônus você ganha outro presente, por que afinal você merece. O presente adicional é o direito de pagar a primeira parcela somente em março de 2013. Mas você teria que correr para poder ganhar este espetacular presente, por que esses presentes só duram até domingo. (16/12/12). Você vai perder um presentão desses que a maravilhosas e boníssimas Lojas Riachuelo decidiu te dar por causa dessa maravilhosa época?

Outras lojas tão bem intencionadas também te dão presentes semelhantes, como o “direito” de que você compre tudo o que sonhou e somente comece a pagar em março ou abril do próximo ano.

E seu 13º pode ser usado para que você se divirta e o consuma, pague aquelas dívidas passadas até que você se lembre dele em março ou abril do ano que vai chegar.

E para seu próprio benefício, o que faz? Geralmente nada. Por que o uso do dinheiro para beneficio pessoal significa investimentos. Esse benefício a que tem direito não é usado por que a prioridade sempre é pagar terceiros em detrimento de se pagar primeiro. Nunca sobra, é a resposta.

Para não fugir ao momento deste tema, o décimo terceiro salário, em minha opinião, é para ser investido pelo menos cinqüenta por cento, se não oitenta por cento. Tudo o mais para a época seria custeado com o salário principal como em outros meses.

Radical? Para o senso comum vigente nesta época, sim!

No entanto, em janeiro do ano entrante, como este radicalismo poderá te beneficiar?

As pessoas não se dão conta que as coisas tendem ao equilíbrio com o tempo se derem chance para que assim aconteça.

Bom 13º para você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos entenderão!

Corrupção Matando Crianças em Angola