Controlar Finanças ou Ficar Milionário?


De volta com o assunto sobre como ficar milionário.

Os leitores frequentes deste blog já sabem de minha proposta de trabalho e editorial, o qual é disseminar o conceito de autossuficiência a partir dos recursos que uma pessoa tem atualmente.
A despeito do que escrevo, balizado em fatos relevantes do cotidiano financeiro brasileiro e global, recebo “conselhos”
para escrever como sobre “como ficar milionário” por que afinal as pessoas não querem saber sobre controle financeiro. Elas querem ficar milionárias e ponto. Por isso meus livros não vendem, dizem meus “aconselhadores”. 
Pois bem, sei que estou na contra mão dos desejos e anseios dos vorazes leitores de livros e artigos sobre como ficar milionário. E vou continuar nadando contra a corrente. Ao menos meus músculos cerebrais estão se fortalecendo cada vez mais neste processo.
Eu não escrevo sobre como ficar milionário por algumas razões:

Primeiro: Eu não sou milionário e não vivo em função de me tornar um. Quando isto acontecer será por fruto e consequência de construção de valores, trabalho e dedicação em um projeto de vida de longo prazo, visando não somente minha existência, mas a de minha descendência.
Segundo: Eu escrevo sobre o que eu sei e vivencio. Quando eu me tonar milionário, talvez eu escreva algo, talvez na linha de como investir e fomentar empreendedorismo para quem deseja trabalhar e criar fontes de rendas para si mesmo, sua família e sociedade.
Terceiro: Já existem muitos livros sobre como ficar milionários e novos livros surgirão, de forma que não preciso escrever sobre isso, ainda que eu fosse milionário.
Quarto: Tantos quantos livros as pessoas devoram sobre o assunto, ao final da leitura elas não se tornam milionárias instantaneamente. O que ocorre é que, meus “aconselhadores” já devem ter lido muitos deles e eu sei que eles não são e não se tornaram milionários, mesmo depois de ter lidos tais livros há uma década. E suas ações não demonstram estarem a caminho do seu primeiro milhão. Na verdade o comportamento da maioria que querem seu primeiro milhão é que venha imediatamente para que todos seu problemas cessem como mágica.
Quinto: A maioria da população brasileira não é milionária. No mundo também. Basta verificar quanto ganha cada classe e em qual classe é maior em número de indivíduos.
Sexto: Segundo estatísticas, as pessoas que clamam por seu milhão tem dívidas de cartão de crédito constante. Ou seja, não sabem controlar sua economia, ainda que recebam mais de dez salários mínimos. Se não sabem controlar suas finanças atuais, não saberão administrar seu milhão.
Sétimo: Isso por si só, já ratifica minha linha de pensamento sobre o tema. Há um universo abundante de pessoas no Brasil e no mundo que precisam urgentemente de saber como controlar as finanças, a despeito de saber como ficar milionárias.
Oitavo: Se o caminho “mais fácil” para as pessoas ficarem milionárias é o caminho das casas lotéricas ou inscrição em realities shows, então faz-se necessário pessoas como eu para ensiná-las como administrar suas finanças, por que esse caminho “mais fácil” tende a ser longo, muito longo. Podem levar toda uma vida até conseguir, por que tem que esperar “a sorte” bater à porta.

Nono: Tornar-se milionário requer espírito empreendedor e visão de longo prazo. Na cultura do imediatismo, somente os autores deste livros e suas respectivas editoras terão seus resultados em curto prazo. Mas mesmo assim, só referente a obra escrita e recém publicada. Raramente o leitor atenta para o árduo processo de construção que o autor vivenciou para estar no patamar de milionário.  O leitor quererá pagar o mesmo preço ou vai buscar outro livro para ver se existe uma fórmula mais fácil, mais rápida e menos trabalhosa?
Décimo: Além do que, muitos do que pertencem à categoria milionários instantâneos tendem à futilidade e desperdiçam seu milhão mais rápido do que o tempo que levou para consegui-lo (no caso de loterias) ou o esforço para conquistá-lo (no caso de realities shows).
Décimo primeiro: Por essas e outras, há mais razões para eu continuar a escrever sobre o que sei e vivencio. Mesmo por que, se há uma coisa que os assalariados do mundo podem controlar verdadeiramente é sua vida, sua renda, como ganhá-la, como gastá-la, como quem, o que e por que. Se a maioria ainda busca seu milhão por loterias, é muito mais prático controlar suas finanças para ficar ao menos sem dívidas, enquanto espera seu milhão cair do céu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos entenderão!

Corrupção Matando Crianças em Angola