Hibernação



A hibernação é um mecanismo de sobrevivência utilizado por muitos animais em períodos em que as condições ambientais se encontram bastante adversas ou ainda quando a quantidade de alimentos disponível é menor do que a necessária para a manutenção da temperatura corporal do animal.

...

Outros animais, como os jacarés e alguns peixes e crustáceos, podem reduzir seu metabolismo quando a temperatura aumenta muito, ou, quando a quantidade de água disponível (na forma líquida, como em um rio, ou mesmo na forma de umidade do ar) cai a níveis perigosos para sua sobrevivência. Esta “hibernação” que ocorre em estações quentes é chamada de estivação.


...alguns animais reduzem seu metabolismo quando a temperatura cai drasticamente (é a forma mais comum), quando a quantidade de energia para mantê-los vivos é maior do que a que se encontra disponível (na forma de alimentos), ou quando há uma grande variação no fotoperíodo (duração do dia). Essa é a chamada hibernação.


Ingerir alimentos é a forma de repor a energia que gastamos em todos os processos de nossos organismos. Desde correr, quando gastamos muita energia, até o simples ato de respirar (até quando dormimos estamos gastando energia!). Com os animais acontece o mesmo.
E, por isso, alguns deles usam esse estado letárgico como uma forma de reduzir ao máximo seu metabolismo (gastando menos energia). Assim, a energia de que dispõem será suficiente para mantê-los vivos até que as condições do meio sejam favoráveis novamente.




Novamente a natureza oferece soluções que podemos aplicar em nossas vidas em momentos adversos. Por que vida ocorre em ciclos. A natureza é toda cíclica.


Atentem para as palavras em negrito. Hibernação, ingestão de alimentos, processos, repor energias gastas, redução de metabolismo, manter-se vivos, volta das condições favoráveis.

Alguns até já sabem onde quero chegar. 


Para obter sua renda/dinheiro/salário você tem custos, despesas durante este processo. Esse custo tende a ser mais variável do que fixo, uma vez que é proporcional às atividades e/ou quantidade de processos para esse fim.


Se você tem dois empregos, seus custos por processo tendem a ser dobro. Dobro de combustível, dobro de horas a trabalhar, dobro de responsabilidades, dobro de tempo para voltar à casa, dobro de energia física e dobro de alimentação para manter-se energizado para executar os trabalhos.


O resultado em renda adicional nem sempre é medido em função da relação custo/benefício ou em outras palavras, o lucro proporcionado pelas atividades exercidas.

A mesma situação se dá quando se faz horas extras. Todo processo demanda gastos e tem custos.

Pois bem, em finanças pessoais, raramente a hibernação é uma opção ou sequer pensada sabia e voluntariamente quando há escassez de recursos.

Há uma pseudo hibernação quando perde-se um emprego ou quando há estouro de orçamento. O cartão bloqueia e o crédito vai para o SPC/SERASA. É uma “hibernação” induzida por terceiros e involuntária no que tange às compras.


Não obstante, mesmo nesses casas, a tendência é gastar mais energia buscando outros meios para que os processos não parem, qual seja, manter hábitos que vão agravar a capacidade de “caçar” alimentos/recursos num ambiente sabidamente escasso. Um exemplo claro desse comportamento é fazer mais compras a crédito sem quitar um anterior ou anteriores.


A hibernação pode ser útil quando uma família ou pessoa, mesmo não tendo hábitos consumista, mas que vive momento de escassez, mas sabe e espera por sua primavera.

Note que para hibernar os animais fazem reservas para o tempo de escassez. Os animais já sabem que este período de escassez virá. Por isso a reserva, seja de gordura corporal ou alimentos estocados. Isso é poupança e armazenamento.




Uma dica prática sobre como hibernar em finanças é manter-se quieto durante um tempo, ou seja, ficar em casa. Assim, se uma pessoa tem faniquito para sair todo fim de semana, mas sabe que não tem recursos suficientes para manter este hábito, ou está em momento de escassez, ao ficar em casa não gastará sua energia e nem os poucos recursos.


O exemplo vale para cartões de créditos estourados e excesso de empréstimos para consumo. A hibernação nestes casos é a melhor solução. Parar.


O tempo de hibernação será proporcional ao tempo que terá para recuperar suas economias e equilibrar suas finanças.


Hibernar significa um isolamento temporário até que as condições ambientais sejam favoráveis para a vida ativa.

Quando estamos em momentos críticos, ficamos vulneráveis. Somos alvos fáceis dos predadores. Um isolamento social temporário ajudará a repor nossas forças emocionais e mentais para o momento da primavera chegar.





E quando a primavera chegar, estaremos melhor preparados, com mais energia e com maior poder de caça do que os demais ao redor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos entenderão!

Principais Problemas Econômicos Mundiais(1)

Atitudes