A Revolução dos Assalariados (02)


Vida de Leiturista
Uma pessoa ou uma família em crise, antes de tudo tem que pagar todas suas dívidas, uma a uma num prazo definido entre devedor e credor até quitar todas.

Enquanto isso, não deverá contrair novos débitos, mesmo que o nome não conste mais no SPC ou SERASA por que  pagou uma parcela do débito.

Enquanto durar  este período deverá consumir e produzir o suficiente para manter sua estrutura fundamental e essencial. Lembre-se que é um tempo como um doente em estado de convalescença. Em estado de repouso para se curar. (Ver Livro Salário & Prosperidade – pp 29,67-79)

Deverá ser assistido por quem tem estrutura para atender necessidades que não possa suprir por si mesmo. Nesse caso, os programas de assistência governamental ou outra fonte é benéfico. (Volto a falar sobre assistência em outra postagem - Assistência e não assistencialismo).

Outra atitude muito importante:
Comprar sempre a vista. Se não puder comprar a vista, fique sem. Espere até poder comprar.
Uma pessoa que quebra uma perna só poderá andar normalmente somente após ter o osso totalmente consolidado.
Mas não é apenas isso. Comprar a vista está associado à poupança.

Uma pessoa em crise não pode ter medo do trabalho. Qualquer trabalho deve ser encarado como uma fonte de vitamina, não como remédio. Ficar em estado de dependência só agravará as coisas. Trabalhos ou pequenos serviços representam o mesmo que uma fisioterapia para recuperação de pernas ou joelhos quebrados. (Eu também sei o que é isso; joelhos quebrados).

A regra aqui é manter o estado de assistência até a recuperação. E mesmo em estado de recuperação, o exercício do trabalho é essencial*.



Comprar a vista. Esta é uma proposição totalmente radical e contrária ao que se propõe para sair da crise.
Como as pessoas sem crédito irão consumir? Vai retrair tudo. Vai gerar desemprego.
Mas vai gerar desemprego da mesma forma como está. E já está gerando. Basta ver as manifestações pelo mundo afora. 

Ora, não é normal estar paralisado enquanto se está doente?
A retração é necessária e é melhor isolar alguns doentes  do que contaminar todos. Uma pandemia mata muito. Se há muitos doentes haverá poucos para curar e cuidar.
Ora, se houver...


*A Grécia só está sofrendo por que o Estado é que banca sua população. Por isso é que as maiorias dos outros países da Zona do Euro estão reticentes em ajudá-lo. O dinheiro não iria para uma produção e sim para manter as contas da benesse governamental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos entenderão!

Corrupção Matando Crianças em Angola