Como ficar milionário em seis lições.


Fui criticado por uma conhecida por não ter símbolos de riquezas visíveis ou aparente.
Uma amiga confidenciou-me que tal pessoa não acredita no meu livro por que, segundo ela, não sou rico.

Ora, não tenho que tornar público meu imposto de renda para provar ao mundo a praticidade dos meus pensamentos sobre economia doméstica.

Pessoas que pensam assim ignoram que pessoas bem sucedidas e mesmo milionárias, preferem a discrição a ostentação.

Mesmo alguns como Warren Buffett ou Antonio Ermírio de Moraes , só não são mais discretos por conta de seu papel social. São pessoas públicas.

Você pode estar ao lado de uma pessoa que tem um respeitoso patrimônio ou uma conta bancária pelo menos 50 vezes superior a sua e não saber. Por quê? Por que quem verdadeiramente conhece o
caminho para a prosperidade e a possui, não a ostenta. A ostentação é perigosa por causa do orgulho e o orgulho invariavelmente costuma levar à ruína.

Quem mais almeja vorazmente por símbolos de riquezas, (a riqueza material visível) são as pessoas como quem me criticou. E se tornam mais pobres por que se endividam querendo mostrar e ser o que não são. Cesar Romão mencionou isso em seu livro “Fábrica de Gente”.

O patrimônio não visível é o que é mais valioso. E por isso, desnudá-lo torna-se arriscado e mesmo insensato fazê-lo. Isso implica e exposição e perda de privacidade. Quem o tem não precisa fazê-lo para se mostrar superior. Já sabem que são.
Não, não superior aos outros, mas a si mesmo, pois é consciente de como o conquistou. É consciente da própria superação. Por isso sentem-se bem com a vida. E sabem que a simplicidade é que conta. Vivem na simplicidade do bom gosto.

Uma vez que as maiorias das pessoas comuns buscam símbolos materiais ou sinais exteriores de riquezas, certamente eu seria um best-seller  se escrevesse um livro com o título: “Como ficar milionário em seis lições”. Já existem muitos livros no mercado sobre este tema, mas esta não é a minha linha de atuação.

Ser milionário não é herético como podem achar que penso assim. Heresia nesse caso é viver apenas como único propósito para conseguir seu milhão, no menor tempo possível e a qualquer custo, tendo a ilusão  de que, ao conquistá-lo, todos os problemas pessoais serão resolvidos pelo resto de suas vidas.
Ademais, o conteúdo dos meus livros tem feito a diferença na vida de quem os leram.

É certo que um autor ou artista deseja receber em valores monetários por sua obra por que isso gera um ciclo econômico de prosperidade.
Mas o valor maior é este: fazer a diferença e induzir mudanças significativas para um comportamento próspero. Quando este objetivo é alcançado, então a obra se pagou por completo.

Essa é a natureza dos meus símbolos de riqueza.

As Lições

Lição nº 1: Estude;
Lição nº 2: Trabalhe;
Lição nº 3: Trabalhe e Estude;
Lição nº 4: Gaste menos do que ganha;
Lição nº 5: Poupe e faça Investimentos;
Lição nº 6: Continue Estudando e Trabalhando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos entenderão!

Corrupção Matando Crianças em Angola